Liverpool: Strawberry Field/ Mendips/ St. Peter’s

strawberry field
O portão e o muro são os únicos elementos que restam do Strawbery Field

Gosto de saber como as coisas começam. E a história dos Beatles começa em um colégio de Liverpool, na Inglaterra. A Calderstones School, antiga Quarry Bank School, era a escola onde John Lennon estudava. Foi lá que ele formou sua primeira banda, a Quarrymen, que evoluiu Johnny and the Moondogs, Beatals, Silver Beetles, The Silver Beatles, e, finalmente, se estabelecendo como The Beatles.

Liverpool_010410_050410 506
John Lennon estudou na antiga Quarry Bank School, hoje chamada de Calderstones School
A mendips

Cruzando o Parque Calderstones, em frente à instituição, se alcança o nº 251 da Menlove Avenue. Foi nessa casa, conhecida como Mendips, que John foi criado pela tia Mimi e pelo tio George. Ele morou neste endereço dos cinco aos 23 anos, quando, já um beatle mundialmente famoso, se mudou para Londres. Neste local foram compostas inúmeras canções do grupo. Em 2002, a viúva de John, Yoko Ono, comprou o imóvel e o doou para o National Trust, que administra tours pelo local mediante reservas antecipadas.

Liverpool_010410_050410 315
Mendips é a casa em que John viveu com Mimi
Strawberry field

Dobrando a esquina na Beaconsfield Road, está o mítico portão vermelho de Strawberry Field. Não há nada além do portão de ferro e do muro, mas lugar é mágico. Uma parada é fundamental para contemplar a paz do espaço, ouvir a canção e descansar as pernas (o passeio é tão agradável que quase não se nota, mas são vários quilômetros de percurso). Strawberry Field era um orfanato do Exército da Salvação cujas festas John costumava frequentar com tia Mimi. Ele também pulava os muros da propriedade para sentar embaixo das árvores.

Liverpool_010410_050410 329
Fãs homenageiam John em Strawberry Field
O salão da St. Peter’s Church

Um dos locais mais importantes para a história para a banda fica a umas 10 quadras dali. Foi no salão da igreja St. Peter’s Church que John Lennon e Paul McCartney se conheceram, em 6 de julho de 1957. Depois de assistir à apresentação da Quarrymen na Woolton Village Fete, Paul foi apresentado a John, tocou algumas músicas e, cerca de duas semanas depois, se tornou o mais novo membro da banda.

St. Peter's
A St. Peter’s é de um lado da Church Street e o salão da igreja fia em frente, atravessando a via

O local, geralmente, fica fechado. Encontrei um grupo de brasileiros acompanhados de um funcionário da igreja que lhes mostraria o lugar. Imediatamente, mas ainda não acreditando na minha sorte, me juntei a eles para a visita especial. Ao entrar na grande sala, minhas mãos ficaram trêmulas e suadas e meu coração começou a bater mais rápido.

St. Peter's
O salão da igreja St. Peter’s foi onde John e Paul se conheceram

Nosso guia nos levou para um ponto no fundo do salão e anunciou “foi aqui que John e Paul se encontraram pela primeira vez“. As lágrimas que escorreram no meu rosto foram involuntárias (e o mais discretas possível). Não sei quanto tempo fiquei parada ali, com as pernas bambas, imaginando como teria sido a primeira conversa entre os dois gênios.

St. Peter's
Lennon e McCartney se conheceram no salão

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

2 comentários Adicione o seu

    1. Que legal, Itamar! Fico feliz! É um lugar maravilhoso!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.