Roteiro Turquia: 8 cidades em 2 semanas

A Turquia é um país com muitas cidades interessantes. Parte na Europa, parte na Ásia, tem histórica, tem cultura, tem religião, tem arquitetura, tem natureza. Quem viaja para lá com tempo limitado precisa aceitar a ideia de deixar lugares interessantes de fora do roteiro Turquia. Uma viagem de duas semanas consegue contemplar os locais mais visitados por turistas.

  • ISTAMBUL – 5 dias no ROTEIRO TURQUIA
Roteiro Turquia
Istambul

É a cidade mais famosa do país. As atrações são quase infinitas. As que mais valem a pena são Mesquita Azul, Santa Sofia, Cisterna da Basílica, Grand Bazaar, Palácio Topkapi, Palácio Dolmabahçe, Parque Gülhane, Praça Taksim, Istiklal Cadessi e Torre de Gálata. Os visitantes também procuram muito os tradicionais rituais religiosos dos derviches dançantes.

LEIA AQUI SOBRE ISTAMBUL

A Istiklal Cadessi é uma das ruas mais conhecidas do município. Um bondinho leva turistas da Torre de Gálata para a Praça Taksim e vice-versa. Os que optam por percorrer a via a pé, observam sorveteiros em trajes típicos fazendo pegadinhas e músicos de rua.

  • ANCARA – 1 dia no roteiro turquia
Roteiro Turquia
Ancara

A capital da Turquia não tem tantas atrações como outras partes do país. O destaque de Ancara é o Mausoléu de Atatürk. Erguido no topo de uma colina, o monumento pode ser visto de diversos pontos da cidade.

LEIA AQUI SOBRE ANCARA

A construção abriga a tumba de Atatürk, “pai dos turcos”, fundador e primeiro presidente da República da Turquia. No local também funciona o Museu da Guerra da Independência. As três forças armadas – exército, marinha e aeronáutica – estão presentes no lugar, e a troca de guarda faz com que os visitantes saquem suas câmeras e celulares para gravar a marcha precisa dos oficiais.

Roteiro Turquia
Capadócia

As belezas da Capadócia se estendem em uma área extensa, por isso é importante escolher uma base. Göreme é uma boa opção por ter acesso relativamente fácil às principais atrações da região. Dali, é possível visitar os museus a céu aberto de Zelve e Göreme, Pasabag (ou Vale dos Monges) e castelo de Ushisar. No fim da tarde, o Ponto do Pôr do Sol é ideal para contemplar uma vista deslumbrante.

LEIA AQUI SOBRE A CAPADÓCIA

Agências oferecem o “Roteiro Verde”, que custa cerca de 140TL (R$ 140). O passeio inclui a cidade subterrânea de Derinkuyu, Vale Ihlara, monastério Selime e Vale dos Pombos. Outro serviço oferecido por operadoras de turismo é o clássico passeio de balão. A viagem permite que se enxergue algumas características da região de uma perspectiva única, voando próximo às formações geológicas. O passeio custa, em média, 160 euros.

  • FETHIYE – 2 dias no roteiro turquia
Roteiro Turquia
Fethiye

Fethiye é um destino muito procurado no verão. De lá, saem grupos para fazerem mergulho com cilindro no Mediterrâneo. Além disso, o município serve de base para a visita a Öludeniz, uma das praias mais famosas da Turquia.

LEIA AQUI SOBRE FETHIYE

A fama do balneário se dá pela Lagoa Azul, uma reserva natural onde a tranquilidade, a translucidez e a cor turquesa do mar convidam os visitantes a nadar até nas áreas mais profundas. A pequena baía é cercada por morros arborizados, o que destaca ainda mais a beleza do lugar. É cobrada uma taxa de 6TL para entrar na área.

Na região, também fica Kayaköy, uma cidade fantasma. Cerca de 10 mil cristãos e muçulmanos viviam na vila, mas em 1923, os 6,5 mil cristãos foram expulsos de lá no fim da Guerra Greco-Turca. E em 1951, um terremoto destruiu ainda mais a região. A encosta do morro cheia de ruínas e mistérios, principalmente no fim da tarde, quando os escombros ganham um tom alaranjado enquanto o sol se põe.

Roteiro Turquia
Pamukkale

Em turco, Pamukkale significa “Castelo de Algodão“. O lugar impressiona pelo contraste da cor azul de suas águas termais e do branco dos depósitos de cálcio que formam suas piscinas naturais. Ela foi considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

LEIA AQUI SOBRE PAMUKKALE

A montanha, que parece coberta de neve, surgiu pela ação do carbonato de cálcio presente na água que escorre há séculos pela colina, se solidificou e transformou o local em um dos mais belos (e populares) destinos da Turquia. O ingresso custa 25TL (R$ 25). A cidade grande mais próxima é Denizli. Lá, é possível encontrar mais opções de hospedagem.

Roteiro Turquia
Éfeso

A visita a Éfeso é uma aula de história disfarçada de passeio. Os destaques da visita são as espetaculares obras do teatro, com capacidade para 25 mil pessoas, a biblioteca de Celso, construída por volta de 110 a.C, e as duas ruas principais, Mármore e Curetes. O ingresso para o sítio arqueológico, considerado um dos maiores do mundo, custa 30TL.

LEIA AQUI SOBRE SELÇUK

Éfeso fica a uns três quilômetros do centro do município de Selçuk. A cidade também abriga monumentos da antiga Éfeso: os restos do Templo de Artemis, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, e a fortaleza Ayasoluk, construção imponente da era bizantina em cujo interior encontram-se as ruínas da Basílica de São João. Outra atração religiosa da região é a Casa de Virgem Maria, que teria sido a última residência da mãe de Jesus.

  • Izmir – 1 dia no roteiro turquia
Roteiro Turquia
Izmir

Izmir, a pérola do Egeu, tem um dos portos mais importantes da Turquia e é a terceira maior cidade do país, mas não tem grande variedade de atrações turísticas. Kadifekale (“Castelo de Veludo“, em turco) foi construída por Alexandre, O Grande, no Monte Pagos, um dos pontos mais altos do lugar.

LEIA AQUI SOBRE IZMIR

A visita proporciona um belo panorama da cidade, com vista para o Golfo de Izmir e para as ruínas da antiga ágora. Dentro da construção, também é possível ver uma cisterna bizantina. Não é necessário comprar ingresso para entrar.

Na praça Konak, no centro, está localizado o símbolo da cidade, a torre do relógio, com 24 metros de altura. Quatro fontes ornamentam a estrutura. As torneiras estão presentes em diversos monumentos do país e servem para que os religiosos lavem os pés, as mãos e o rosto antes das orações.

Roteiro Turquia
Çanakkale

Çanakkale é o ponto de partida para a visita a Troia. Localizada em um lugar estratégico na ponta do Dardanelos, Troia foi base para nove civilizações entre 3000 a.C. e o século 2 a.C. Estima-se que o sítio arqueológico seja 10 vezes maior do que as ruínas visíveis hoje.

LEIA AQUI SOBRE ÇANAKKALE

Os vestígios ali não são muito interessantes, já que a maioria está bem avariada e é difícil de imaginar como eram as construções. A visita, que custa 20TL, vale a pena pela história. É possível entrar em um cavalo de madeira na chegada ao sítio para tirar fotos e se sentir dentro da lenda.

Já no centro de Çanakkale está o cavalo de madeira usado nas gravações do filme Troia, de 2004, com Brad Pitt. Ele está localizado em um agradável calçadão na margem do Dardanelos, ideal para lentas caminhadas enquanto se aprecia a vista.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

4 comentários Adicione o seu

  1. Maria Elicéia Albano diz:

    Eu tb estive recentemente na Turquia, fiquei 12 dias, e conheci 9 cidades, além de Istanbul, adorei.

    1. Que legal, Maria! É um país encantador, né?

  2. Silvia maria dilva diz:

    Gostaria de saber quanto sai essa excursão?
    E para Grécia junto com a turquia
    Tem?
    Podem me mandar valores??
    Obrigada!

    1. melevaemboraestradaafora diz:

      Oi, Silvia, eu não sou operadora de turismo, sou apenas uma turista… Hehehe… Mas se procuras uma boa agência, te recomendo a Mala de Pandora. Busca as gurias no Face! Beijos, espero que feche uma viagem à Turquia. É belíssimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.