Izmir

Izmir - Turquia - Agosto/2014. (Foto: Rafaela Ely)
Kadifekale tem uma vista privilegiada de Izmir e do Mar Egeu

Izmir, a “Pérola do Egeu”, tem um dos portos mais importantes da Turquia e é a terceira maior cidade do país, mas não tem grande variedade de atrações turísticas. Meu anfitrião do Couchsurfing me levou até Kadifekale (“Castelo de veludo”, em turco) uma atração que não estava no guia. A fortaleza foi construída por Alexandre, O Grande, no Monte Pagos, um dos pontos mais altos do lugar. Por isso, a visita proporciona um belo panorama da cidade, com vista para o Golfo de Izmir e para as ruínas da antiga ágora. Dentro da construção, também é possível ver uma cisterna bizantina. Não é necessário comprar ingresso para entrar.

Izmir
Visitantes podem passear pela antiga cisterna bizantina no Castelo Kadifekale, em Izmir

Outras ruínas que podem ser visitadas na cidade são as do museu a céu aberto de Ágora. Passei de carro por ali com meu host no caminho para Kadifekale e dei uma espiada. Estava meio cansada de ver restos de construções antigas e acabei não voltando depois. Grande erro. Depois, olhando fotos do lugar, deveria ter deixado o cansaço de lado e conhecido os escombros.

Izmir
As ruínas da Ágora podem ser vistas no Castelo Kadifekale, no alto do Monte Pagos
izmir, a pérola do egeu

Ao invés de ir para a Ágora, me dirigi a uma parte da cidade onde se pode ter acesso ao Mar Egeu (e um dos meus objetivos de vida é pisar em todos os mares e oceanos do mundo). Ali por perto havia alguns restaurantes. Escolhi um deles e dei uma descansada em um dos puffs do estabelecimento olhando o mar e um navio atracado.

Izmir
Navio militar é atração no Mar Egeu
a praça konak

De volta ao centro, fui até a Praça Konak. Lá, está localizado o símbolo da cidade, a torre do relógio, com aproximadamente 25 metros de altura. Quatro fontes ornamentam a estrutura. As torneiras estão presentes em diversos monumentos do país e servem para que os religiosos muçulmanos lavem os pés, as mãos e o rosto antes das orações.

Izmir
A torre do relógio da Konak é um ponto turístico de Izmir

Curta a página do Me Leva Embora Estrada Afora no Facebook
Siga o Me Leva Embora Estrada Afora no Instagram
Acompanhe o Me Leva Embora Estrada Afora no Twitter

MAPA:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.