Copiapó + Caldera + Antofagasta

antofagasta
La Portada é o principal cartão-postal de Antofagasta

A mineração tem grande importância no Chile, especialmente no norte. Na III Región de Atacama e na II Región de Antofagasta foram instaladas diversas mineiras ao longo dos anos. Dependendo da época e da quantidade de chuvas, a estrada desde Santiago, capital do país, pode brindar a rara imagem do Deserto Florido. Em 2017, como houve grande precipitação, o fenômeno de floração no deserto mais árido do mundo pôde ser observada em seu maior esplendor durante o mês de setembro, especialmente perto de Copiapó. Em novembro, quando passei por lá, ainda haviam algumas flores em meio ao belo cenário de terra e areia.

COPIAPÓ
copiapó
A cápsula Fénix II percorreu cerca de 700 metros no subterrâneo para alcançar os mineiros presos no subsolo

O que mais me interessou em Copiapó, capital da III Región, foi o Museo Regional de Atacama, instalado em uma construção da metade do século 19. Ele é dedicado à história da região e de culturas pré-colombianas. Há também salas sobre a mineração. Objetos e cartazes contam como foi o resgate dos 33 mineiros depois do desmoronamento de parte da mina San José, localizada a 60 quilômetros ao norte da cidade, em 2010. A cápsula Fénix II, que os retirou do interior da estrutura após 70 dias, está em exposição no pátio da casona. A 300 metros do museu está a Iglesia San Francisco, erguida em 1872, mas fundada em 1662.

copiapó
Os trabalhadores conseguiam comunicar-se por bilhetes enviados por cápsulas à superfície

Outro templo importante é a Catedral Nossa Senhora de Rosario, do século 19. Ela fica na Plaza de Armas Arturo Prat, traçada em 1774. Além da praça, para fugir do sol forte e das altas temperaturas do deserto, uma opção é o Parque Pretil, ideal para passeios ou momentos de descanso no gramado. São oito hectares arborizados, incluindo um zoológico a aproximadamente três quilômetros do centro.

Dia de parque. (Copiapó, #Chile 🇨🇱)

A post shared by Me Leva Embora Estrada Afora (@melevaemboraestradaafora) on

CALDERA

Caldera, também na Região do Atacama, é um município a menos de 80 quilômetros de Copiapó pela Ruta 5 em direção ao Pacífico. Fundada em 1850, foi o ponto de partida do primeiro trem do Chile.  No pier ao lado de onde se concentram os barcos de pesca é possível comprar frutos do mar frescos para degustar. Há bancos para quem quer desfrutar da vista. Ao lado, fica a Playa Mansa.

O terminal pesqueiro é uma opção gastronômica para quem gosta de frutos do mar

O principal balneário da área é Bahia Inglesa. Fica a seis quilômetros ao sul do centro de Caldera e a caminhada até lá é agradável, com o deserto à esquerda e o oceano à direita. É necessário proteger-se com bloqueador solar e levar água para o trajeto. A charmosa praia tem uma pequena faixa de areia. Nela se espalham algumas rochas que fazem um belo contraste com a água verde.

A cor do mar em Bahia Inglesa é um dos fatores que mais chamam a atenção
ANTOFAGASTA

Capital da II Región, Antofagasta foi apelidada de Antofalombia, em função da grande quantidade de colombianos que chegaram para trabalhar na cidade. Sua geografia é muito parecida com a chilena: é comprida e estreita, limitada pelo mar a oeste e por morros a leste. No centro se concentra a maioria das atrações, como a Plaza Colón, a catedral e a antiga estação, que oferece visitas a locomotoras remodeladas.

Quase em frente à estação está o Muelle Historico de Melbourne y Clarke. Poucos metros ao norte está o terminal pesqueiro, onde se vendem frutos do mar frescos. A cidade conta com algumas pequenas praias, todas artificiais. No sul do município se encontram as Ruínas de Huanchaca. Nesse lugar funcionou, entre 1888 e 1902, a Compañía Minera de Huanchaca.

Mas, sem dúvida, o mais interessante de Antofagasta é o Monumento Natural La Portada. Seu símbolo é a formação geológica conhecida como Arco de La Portada. Essa estrutura de 70 metros de largura foi formada há aproximadamente 2 milhões de anos pela erosão das falésias características do lugar. Elas medem cerca de 50 metros e são formadas por rochas vulcânicas e sedimentos marítimos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Curta a página do Me Leva Embora Estrada Afora no Facebook
Siga o Me Leva Embora Estrada Afora no Instagram
Acompanhe o Me Leva Embora Estrada Afora no Twitter

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *