Córdoba: Free Walking Tour La Docta

Free walking tour la docta
Os anéis fazem parte da identidade visual da Plaza del Bicentenário, em Córdoba

Pelo tamanho e pela quantidade de atrações de Córdoba, na Argentina, a empresa que organiza free walking tours na cidade decidiu dividir os passeios em dois. O free walking tour La Docta da manhã percorre o centro e o da tarde, os bairros estudantil e boêmio. Às 17h, o grupo se reúne em frente ao Palacio Ferreyra. Éramos sete turistas e o guia Mariano passava as informações em espanhol e em inglês. Ele começou falando sobre a companhia em que trabalhava, que oferece os passeios há dois anos e meio, sobre o município, sua história e seus 1,5 milhões de habitantes.

O PALÁCIO FERREYRA, O PALÁCIO DIONISI E O MUSEU CARAFFA

Ainda em frente ao Palacio Ferreyra, aprendemos que essa mansão foi do cirurgião Martín Ferreyra, cuja neta, Carmen, namorou com Che Guevara nos anos 1950.  Atualmente o espaço inaugurado em 1919 serve como o Museo Superior de Bellas Artes Evita. A entrada custa 20 pesos (menos de R$ 5) e vale também para o Museo Caraffa e para o Palacio Dionisi. Esses são espaços culturais que ficam nas proximidades, ao redor da Plaza España.

O Dionisi é da década de 1920 e foi residência do ginecologista Humberto Dionisi, que diagnosticou o câncer de Eva Perón. Ali funciona o Museo Provincial Palacio Dionisi, dedicado à fotografia. Já o Caraffa (Museo Provincial de Bellas Artes Emilio Caraffa) foi erguido em 1916 especificamente para ser um museu. Isso significa que a incidência de luz natural e disposição das salas foi especialmente calculada. O urso que se vê no seu pátio foi planejado para a Puente Antártida, mas, como não há esse animal na Antártida argentina, ele não foi instalado lá, foi colocado em vários lugares do município e finalmente terminou no Museo Emilio Caraffa (MEC).

A PLAZA E O FARO DEL BICENTENÁRIO

Sábado de verão em Córdoba

A post shared by Me Leva Embora Estrada Afora (@melevaemboraestradaafora) on

Assim como em várias cidades do país, foram feitas muitas coisas para lembrar os dois séculos desde a primeira junta da independência do país, em 1810. Na Plaza del Bicentenário o guia do free walking tour La Docta explicou brevemente como foi o processo para que a Argentina não fosse mais uma colônia espanhola. Na praça estão 200 anéis coloridos, representando um fato importante de cada ano, especialmente significantes para Córdoba. Outra construção para comemorar a data foi o Faro del Bicentenário. O curioso é que esse farol, o terceiro maior do mundo, com seus 102 metros, está localizado em uma cidade que não tem costa e está a cerca de 700 quilômetros do mar.

free walking tour la docta
O farol do bicentenário é um cartão-postal de Córboba
O PARQUE SARMIENTO

Ambas as obras estão no Parque Sarmiento, o maior da cidade, inaugurado no início do século 19. Nele há ainda mais um monumento marcante, a roda-gigante (conhecida como “vuelta al mundo”. Ela foi comprada da fábrica de Gustave Eiffel pela cidade de San Miguel de Tucumán e foi transferida para Córdoba. Contudo, a instalação não foi bem feita e ela só funcionou por pouco tempo. O parque também conta com uma mini pista de montain bike, onde se pode observar praticantes do esporte se aventurando em suas bicicletas.

free walking tour la docta
A vista da roda-gigante também é muito associada a Córdoba
A IGREJA DOS CAPUCHINOS

A umas cinco quadras do parque está uma das igrejas mais belas da cidade. A Iglesia del Sagrado Corazón (também chamada de “iglesia de los capuchinos”) pertence à ordem franciscana. Ela é tão linda que aqui o free walking tour La Docta fez uma pausa para que os visitantes possam conhecê-la por dentro. O guia explicou que um detalhe de uma das torres, que parece estar incompleta. Na verdade, ela foi feita assim, pois não poderia ser perfeita, já que nem o homem o é.

O FINAL DO FREE WALKING TOUR LA DOCTA

Já ao anoitecer, o tour chega à antiga prisão de mulheres. Ela que foi restaurada e transformada em um centro cultural e comercial, o Paseo del Buen Pastor. Ali há uma estátua do cantor Carlitos La Mona Jiménez, um dos grandes nomes do cuarteto, estilo musical típico de Córdoba. À noite, a cada hora há um show de água e luzes em frente ao La Mona. É nesse clima festivo que a caminhada chega ao seu final, passando por uma movimentada feira de artesanatos e encerrando em um bar, onde todos entramos para comer, beber e conversar um pouco mais.

free walking tour la docta
O show de águas no Paseo del Buen Pastor acontece a cada hora cheia de noite

Curta a página do Me Leva Embora Estrada Afora no Facebook
Siga o Me Leva Embora Estrada Afora no Instagram
Acompanhe o Me Leva Embora Estrada Afora no Twitter

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *