15 lugares em Buenos Aires que aparecem em filmes de Ricardo Darín

Ricardo Darín
Ricardo Darín é um dos atores latinos mais reconhecidos globalmente (Foto: Divulgação)

Ricardo Darín é um dos artistas latino-americanos mais consagrados do mundo. Para muitos, é sinônimo de cinema argentino. Filho de atores, começou a trabalhar ainda na infância. Mas, para muitos brasileiros, ele só ficou conhecido com o lançamento de O Filho da Noiva, de 2001, dirigido por Juan José Campanella. Muitas cenas de seus filmes são gravadas na capital da Argentina. Abaixo, cito 15 locações de Buenos Aires: Rua Balcarce,  galeria Obelisco, hotel Hilton, Puerto Madero, passagem Corina Kavanagh, Tribunales, estação Retiro, bairro chinês, Faculdade de Direito, passarela da Avenida Libertador, Floralis Genérica, Malba, hotel Concorde, restaurante Escalerita, e estacionamento na Avenida Córdoba.

O MESMO AMOR, A MESMA CHUVA

El Mismo Amor, la Misma Lluvia, de 1999, foi a primeira parceria do ator Ricardo Darín com o diretor Juan José Campanella. Conta a história de amor entre Jorge Pellegrini (Darín) e Laura Ramallo (Soledad Villamil). Aos 27 minutos, Jorge está pensativo escrevendo no seu diário em um bar na esquina da Rua Balcarce com a Avenida Brasil. Hoje, o local é sede da Fundación El Mirador.

NOVE RAINHAS

O longa que elevou a carreira de Darín para outro patamar na Argentina foi Nueve Reinas, dirigida por Fabian Bielinsky. Essa obra de 2000 mostra esquemas armado por Marcos (Darín) e Juan (Gastón Pauls) para ganhar dinheiro enganando os outros. Aos 22 minutos, eles cruzam a Galeria Obelisco, uma passagem subterrânea da Avenida 9 de Julio. Aos 25, eles chegam ao hotel Hilton. No minuto 59, correm pelo calçadão de Puerto Madero. E com 1h05min de filme, eles saem do Edifício Kavanagh e conversam na ruela Corina Kavanagh com a Basílica do Santíssimo Sacramento ao fundo.

O SEGREDO DOS SEUS OLHOS

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2009, El Secreto de sus Ojos é mais um trabalho do trio Ricardo Darín, Juan José Campanella e Soledad Villamil. Darín interpreta Benjamín Esposito, um oficial de Justiça aposentado que quer escrever um romance sobre um antigo crime. Villamil é Irene Menéndez Hastings, chefe de Esposito. A trama envolve conflitos de trabalho e o romance não concretizado entre os dois. Aos 5 minutos de filme, o ator entra no prédio Tribunales (há muitas cenas gravadas na parte interna do edifício). Com 1h13min, ele chega em Retiro, uma das principais estações de trem da capital argentina (e que aparece em outros momentos do longa).

UM CONTO CHINÊS

Em Un Cuento Chino, de 2011, Darín interpreta Roberto, um hermitão dono de uma ferragem. Dirigido por Sebastián Borensztein, o filme mostra a relação de Roberto com Jun (Ignacio Huang), um jovem recém chegado da China que estava perdido em Buenos Aires e foi ajudado pelo personagem  de Darín. O bairro chinês da capital argentina, localizado em Belgrano, é visto pela primeira vez aos 30 minutos, quando eles vão até lá para buscar informações.

TESE SOBRE UM HOMICÍDIO

O professor Roberto Bermúdez (Darín) está convencido de que um de seus alunos é o responsável por um crime em Tesis Sobre un Homicidio, de Hernán Goldfrid. Lançado em 2013, o filme tem diversas locações próximas uma das outras. A Faculdade de Direito é um lugar central no filme. A primeira vez que se vê o belo edifício é aos 6 minutos. A passarela da Avenida Libertador aparece aos 25, a Floralis Genérica aos 25,  e o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba) aos 34.

SÉTIMO

Ricardo Darín interpreta o papel do advogado Sebastián em Septimo. Seus filhos desaparecem no prédio em que vivem as crianças. O longa de 2013 foi dirigido por Patxi Amezcua. Durante a busca, Sebastián precisa ir ao endereço 25 de Mayo e Lavalle, mas um engarrafamento faz com que ele desça do táxi em frente ao Hotel Concorde, na rua 25 de Mayo, aos 51 minutos.

RELATOS SELVAGENS

Relatos Salvajes foi lançado em 2014. Dirigido por Damián Szifron, é uma compilação de vários curta-metragens que mostram atitudes extremas de pessoas em situação de stress. O segmento “Bombita” mostra Simón Fischer (Darín) com dificuldades em resolver problemas com o departamento de trânsito. Aos 58 minutos, Simón toma um café no restaurante Escalerita. Já o estacionamento na esquina da Avenida Córdoba com Avenida Leandro N. Alem é a locação de várias cenas do filme, mas a mais marcante acontece aos 59 minutos.

FILMES COM RICARDO DARÍN EM AVELLANEDA

Avellaneda é uma cidade vizinha à capital argentina, parte da região sul da GBA (Grande Buenos Aires). Algumas gravações de Darín também aconteceram nesse município. Em O Segredo dos Seus Olhos, aos 59 minutos, aparece o estádio de futebol do time Racing. Já o segmento “Bombita”, de Relatos Selvagens, começa com a explosão de silos, aos 40 minutos de longa. Eles, na realidade, não foram demolidos e ficam na beira do Riachuelo, o rio que separa Buenos Aires de Avellaneda.

 Curta a página do Me Leva Embora Estrada Afora no Facebook
Siga o Me Leva Embora Estrada Afora no Instagram
Acompanhe o Me Leva Embora Estrada Afora no Twitter

MAPA:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *