Uruguai: 6 faróis para conhecer em 4 departamentos

faróis uruguaios
Montevidéu

A costa é a área mais importante do Uruguai. São quase 700 quilômetros de litoral, divididos entre o Rio da Prata (Río de La Plata) e o Oceano Atlântico. Para chegar por essa região até Montevidéu, a capital do país, os viajantes que saem do Brasil passam por três departamentos (o equivalente a Estados): Rocha, Maldonado e Montevidéu. Nesse caminho, o turista pode conhecer cinco faróis que auxiliam a navegação pelas águas do país.

FARO CABO POLONIO – CABO POLONIO (ROCHA)

A cerca de 100 quilômetros ao sul da divisa com o Rio Grande do Sul está o farol de Cabo Polonio. Erguido em 1881, ele tem 27 metros de altura e sua altitude focal (distância entre origem da luz e o nível do mar) é de 38,7 metros. É possível visitar o interior da construção. São 132 degraus para subir até o topo da estrutura e ter uma vista de 360° do povoado, do parque nacional que o rodeia e, claro, do mar.

LEIA AQUI O POST SOBRE CABO POLONIO

O foco luminoso branco dá uma volta completa em 12 segundos. Como no vilarejo não há rede elétrica, a luz que o instrumento emite ajuda não só aos navios, mas também aos pedestres, que têm seu caminho iluminado pelo equipamento à noite.

FARO SANTA MARÍA – LA PALOMA (ROCHA)
faróis uruguaios
La Paloma

O farol Santa María fica no Cabo Santa María, na cidade de La Paloma, a uns 145 quilômetros do Chuí. Para chegar até o alto dos seus 29 metros é necessário subir 142 degraus (a maioria deles em uma espiral em que se pode observar toda a parte interna da estrutura e os últimos 16 bem verticais e mais difíceis de acessar).

LEIA AQUI SOBRE LA PALOMA

Inaugurado em 1874, seu raio de luz branca faz um giro a cada 60 segundos. A altitude focal é de 42 metros. Ao lado da estrutura atual estão escombros da primeira construção, que desmoronou em 1872 durante a obra, matando as pessoas que trabalhavam ali.

faróis uruguaios
La Paloma
FARO JOSÉ IGNACIO – JOSÉ IGNACIO (ROCHA)

José Ignácio está situado a aproximadamente 190 quilômetros da fronteira brasileira. O sinal luminoso branco do seu farol aparece de dois em dois segundos e está a 32,5 metros acima do nível do mar. A torre, erguida em 1877, mede 26 metros e tem 122 degraus. Ela é uma das principais atrações do pequeno balneário no qual se localiza, um dos mais chiques do Uruguai.

FARO PUNTA DEL ESTE – PUNTA DEL ESTE (MALDONADO)

O farol de Punta del Este, distante 225 quilômetros do Brasil, não é aberto ao público. Ele foi inaugurado em 1860. Os dois focos luminosos brancos são transmitidos a cada oito segundos em uma altitude focal de 44 metros. Ao contrário da maioria dos faróis, ele não fica na beira do rio ou do mar – o município é o limite entre o La Plata e o Atlântico -, mas no meio da cidade, que se desenvolveu ao seu redor.

faróis uruguaios
Punta del Este
FARO PUNTA BRAVA – MONTEVIDÉU (MONTEVIDÉU)

Localizado na capital uruguaia, a 330 quilômetros da fronteira, o farol de Punta Brava (também conhecido como farol de Punta Carretas), marca o ponto mais ao sul de Montevidéu. A cada 10 segundos aparecem um raio de luz branco e um vermelho com altitude focal de 21 metros. São 76 degraus para chegar até o alto dos seus 19 metros de altura.

faróis uruguaios
Montevidéu
faro de colonia DEL SACRAMENTO – COLONIA DEL SACRAMENTO (COLONIA)

A luz vermelha fixa que pisca a cada nove segundos é a marca do farol de Colonia del Sacramento. Ele foi inaugurado em 1857, depois de dois anos de construção em cima das ruínas do convento de San Francisco Xavier.

Colonia del Sacramento

São 72 degraus até o primeiro mirador, depois mais 40 em espiral e, antes de ter acesso ao topo da estrutura de 26 metros, ainda é preciso escalar seis degraus de ferro. Lá do alto se tem uma vista do Río de La Plata (supostamente, em dias claro, enxerga-se Buenos Aires).

 

POR DENTRO DOS FARÓIS

As visitas custam 30 pesos (cerca de R$ 5) e podem ser realizadas das 10h às 13h e das 15h até 15 minutos antes do pôr do sol. Condições climáticas adversas podem fazer com que a atração feche para turistas. Menores de oito anos não estão autorizados a ingressar nos faróis.

Montevidéu

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

bannertopaventura

PLANEJE SUA VIAGEM PELO URUGUAI COM ESSE POST DO BLOG FOCO NO MUNDO

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

*Artigo atualizado em setembro de 2019*

4 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.