Punta del Este + Maldonado

punta del este
Os dedos são uma das imagens mais icônicas do Uruguai

Punta del Este é a praia mais conhecida do Uruguai. Sua fama se deve a argentinos ricos que escolheram esse local para veranear décadas atrás e colocaram o nome de Punta no mapa. No verão, carros de luxo e ostentação são comuns. Fora da temporada, esse poderia ser um lugar como qualquer outro, não fosse a quantidade de prédios de alto padrão, com a maioria dos apartamentos fechados nessa época. Um estabelecimento que funciona o ano todo e traduz o glamour do balneário é o hotel e cassino Conrad, na praia Mansa (eu não fiquei lá, mas no The Trip Hostel, uma excelente opção).

punta del este
O Conrad é um dos prédios mais conhecidos de Punta del Este
AS ATRAÇÕES DE PUNTA DEL ESTE

A península de Punta del Este é onde, oficialmente, termina o Río de la Plata e começa o Oceano Atlântico. A praia Mansa fica do lado do rio e a praia Brava, do mar. Seguindo pela Rambla (avenida beira-mar/rio) em direção à ponta da cidade está o porto. Nele, além de poder comprar frutos do mar frescos e observar os pescadores, também é possível ver lobos-marinhos muito próximos. Eles vão lá para comer os restos da pesca. Os animais estão tão acostumados com a presença do homem que, às vezes, até saem da água e andam pela calçada.

punta del este
Lobos-marinhos ficam muito à vontade na presença de seres humanos no porto de Punta del Este

O símbolo do município (e um dos mais conhecidos do país) está na praia Brava. O monumento El Ahogado (“O afogado”). São cinco dedos da mão parcialmente escondidos na areia. A obra de um artista chileno foi inaugurada em 1982 e significa um “homem emergindo à vida”, título original da escultura, popularmente conhecida como “A Mão” ou “Os Dedos“.

Punta de vista (Punta del Este, Uruguai)

A post shared by Me Leva Embora Estrada Afora (@melevaemboraestradaafora) on

Entre as praias Mansa e Brava ficam as principais ruas comerciais. Quase no fim da península está o farol. Infelizmente, a construção de 1860 não está aberta ao público. O raio de luz branca emitido pelo instrumento demora oito segundos para dar uma volta completa. Há ainda um outro farol, o da Ilha dos Lobos, que pode ser visto mais de perto em um passeio de barco.

punta del este
O farol de Punta del Este não está aberto para visitação do público
A CASAPUEBLO

A cerca de 15 quilômetros do centro de Punta del Este está Punta Ballena e a Casapueblo, um dos pontos turísticos mais visitados da região. O imóvel foi construído pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, que usava o espaço como lar e atelier. Hoje, o lugar funciona como museu. Há controvérsias se a visita pelo seu interior vale ou não o preço do ingresso. A parte externa é muito interessante e acredito que o descolamento até lá é válido.

A Casapueblo fica um pouco distante de Punta del Este, mas é muito associada ao município
MALDONADO

Punta del Este é praticamente uma cidade-satélite, ou cidade-balneário, de Maldonado, a capital do departamento homônimo. Cerca de seis quilômetros separam as duas. Maldonado é muito menos conhecida do que sua vizinha famosa, mas também tem atrativos a oferecer ao turistas. Eles ficam principalmente no centro. Lá há o calçadão da rua Sarandí, com grande variedade de lojas. A catedral de San Fernando, cuja construção começou em 1801, fica em frente à praça de mesmo nome. Praticamente ao lado da igreja está o museu de esculturas Nicolas Garcia Uriburu, em homenagem ao  artista argentino, e o Cuartel de Dragones, onde se localiza um museu dedicado ao herói uruguaio, General Artigas.

maldonado
Artigas é lembrado em um museu localizado no Cuartel de Dragones, em Maldonado

 Curta a página do Me Leva Embora Estrada Afora no Facebook
Siga o Me Leva Embora Estrada Afora no Instagram
Acompanhe o Me Leva Embora Estrada Afora no Twitter

MAPA:

2 comentários Adicione o seu

  1. Odeth diz:

    Adoro ler teus comentários, descrições dos lugares que passar. Continue essa viagem com a mesma alegria que te encontrei em Buenos Aires.
    Guarde beijo.

    1. melevaemboraestradaafora diz:

      Querida, obrigada! Foi um prazerzaço ver vocês em Buenos Aires! Espero nos encontrarmos logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *