RS/SC: Parque Nacional de Aparados da Serra

Itaimbezinho, Aparados da Serra, Cambará do Sul (RS) - Janeiro/2014 (Foto: Rafaela Ely)
O a magnitude do cânion Itaimbezinho, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, é impressionante

Na divisa entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul fica uma das maiores belezas do Sul do Brasil. No Parque Nacional de Aparados da Serra está o cânion Itaimbezinho com suas paredes que chegam a 720 metros – é um dos mais altos das Américas – ornamentadas com vegetação da Mata Atlântica. Segundo um guia local, o cenário que deslumbra aos visitantes se criou na divisão dos continentes, com derrame de lava que foi moldada pela chuva e pelo vento. A formação existe há aproximadamente 130 milhões de anos.

As trilhas

São duas trilhas na parte de cima do morro, ambas com pouco nível de dificuldade. A Trilha do Vértice é a mais curta, com menos um quilômetro em cada sentido, e faz o contorno no cânion. Durante o percurso, enxerga-se as cascatas Véu de Noiva e Andorinhas, que acrescentam ainda mais encanto à cena. A visão da fenda entre os dois paredões é formidável.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Trilha do Cotovelo é mais extensa, tem mais de seis quilômetros no total. Do mirante no fim do trajeto onde turistas se aglomeram para eternizar a beleza do lugar em fotos, é possível ver a lateral da Véu de Noiva. Pelo caminho existem muitas araucárias, árvore ameaçada de extinção. Aves de diversas espécies, principalmente gaviões, urubus e gralhas-azuis voam por ali.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na entrada, uma mulher explicou que o desgoverno Temer abandonou a área, que estaria fechada caso voluntários não trabalhassem na manutenção do espaço. Por isso, o preço do ingresso para o Parque Nacional de Aparados da Serra, que antes era fixo, agora é de acordo com o que o visitante quer pagar.

A metereologia

É preciso estar atento na previsão do tempo para não perder a viagem. Para que a paisagem possa ser contemplada em sua totalidade, o céu tem de estar limpo. Caso contrário, as nuvens encobrem o morro e não se tem a visão dos paredões e nem das cascatas. Além disso, o clima muda rápido lá em cima. Quando eu e meus amigos chegamos, perto das 12h (péssimo horário, o melhor é ir mais cedo) estava um forte sol e pouco depois das 15h começou a chuva e a neblina.

O caminho

Há duas opções para chegar até o Parque Nacional de Aparados da Serra: por Cambará do Sul (RS) – onde fica a entrada do parque – e por Praia Grande (SC) – lugar de acesso à Trilha do Rio do Boi, por dentro do cânion. Para quem está no Rio Grande do Sul (como era o caso em 2014, da primeira vez que fui), o melhor caminho é por Cambará, e a estrada é tranquila, com alguns quilômetros de chão batido, mas sem grandes dificuldades. Para quem está em Santa Catarina (o local de partida em 2017), a saída é ir por Praia Grande.

A distância desde o centro de Praia Grande até Aparados da Serra não é grande, são cerca de 20 quilômetros. Contudo, mais ou menos sete deles são de chão batido no morro, com curvas acentuadas ao lado do penhasco. Foi complicado para subir e apavorante para descer. A chuva tornou a pista escorregadia e ainda mais irregular. Além disso, a cerração baixou e a visibilidade ficou muito prejudicada.

Fiquei com tanto medo em um determinado momento que pisei no freio e congelei. A sorte é que uma família de paulistas com quem havíamos conversado na trilha nos alcançou e se ofereceu para ir na frente. Assim, com muita tensão, passamos pelas partes mais perigosas seguindo o carro deles e chegamos a salvo na parte asfaltada.

🇧🇷 #itaimbezinho #aparadosdaserra #riograndedosul #santacatarina #nature #natureza #brasil #brazil,

A post shared by Me Leva Embora Estrada Afora (@melevaemboraestradaafora) on

Curta a página do Me Leva Embora Estrada Afora no Facebook
Siga o Me Leva Embora Estrada Afora no Instagram
Acompanhe o Me Leva Embora Estrada Afora no Twitter

MAPA:

26 comentários Adicione o seu

  1. Que lugar lindo! *-* … Sério mesmo. Brasil tem uns lugares tão bonitos para se visitar, esse mesmo eu quero ir algum dia.

    Até mais!
    womenrocker.blogspot.com

    1. melevaembora diz:

      Sim, Karol, temos que aproveitar os lugares que temos pertinho! Bjs

  2. Luana Souza diz:

    eu tenho muita vontade de fazer uma pilão da viagem por essa região do Brasil (Rio Grande do Sul). Acho que é um dos poucos lugares do Brasil que eu quero conhecer. Só de ver essas fotos, com com esses rochedos e com essa neblina, eu já fiquei com aquela invejinha ~branca~ e morrendo de vontade de fotografar um lugar assim!
    Amei o post <3

    1. melevaembora diz:

      Luana, o RS tem belezas inacreditáveis! Te liga nesse viaduto aqui: bit.ly/melevaviaduto13 É muito lindo! Vem nos visitar 🙂

  3. Gabriella diz:

    Que lugar mais lindooo! A gente sempre pensa em viajar pra fora, mas tem tanta coisa linda no Brasil que a gente não conhece e esquece de explorar. Esse, com certeza, é um deles! Nunca fui muito afundo do Sul, apesar de adorar a região, e quero muito conseguir conhecer outros lugares lá!
    Beijosss

    http://www.madamices.com

    1. melevaembora diz:

      Nossa, Gabi, tem que explorar aqui. Tem muita coisa legal! Já ouviu falar das Missões (bit.ly/melevamissoes) É super interessante! Nós, gaúchos, te esperamos!

  4. Gabrielle diz:

    Que lugar mais incrível! Fiquei apaixonada.
    Suas fotos também ficaram maravilhosas, estou morrendo de vontade de visitar agora haha
    Amei o post, de verdade <3
    Beijosss
    http://www.desarmonias.wordpress.com

    1. melevaembora diz:

      Valeu, Gabi! É muito lindo mesmo! Super recomendo o passeio!

  5. Por essas e outras que eu falo: Pra que ir pra fora do Brasil?
    Nosso país tem coisas lindas para se explorar! Amei a sua dica!
    Beijo 🙂

    1. melevaembora diz:

      Siiiiiiim, Karol. Eu ainda quero explorar muitas outras belezas aqui mesmo no nosso país! Bjs

  6. Sou dessas que mora em Santa Catarina mas pouco conhece o estado em si rs. Já tinha ouvido falar sobre o aparados da serra, mas nunca de fato procurei saber sobre o que se trata. De qualquer forma, as fotos estão magníficas e certamente valeu super a pena ter conhecido ♥ Tem tantos lugares bonitos por perto e a gente foca somente nos que estão longe. Fiquei com uma vontade imensa de conhecer.

    1. melevaembora diz:

      Pôôô, Kelly, logo tu, que mora num dos Estados mais bonitos do Brasil!!! Hahaha… Mas Floripa tu conhece, né? Se ainda não, aqui tem dica: bit.ly/melevafloripa Bjsss

  7. Klécia diz:

    Oi! Não conhecia teu blog ainda, e que sorte vir parar por aqui! Sou blogueira de viagem também, e tô louca pra ir nesse parque, tô tentando muito encaixar uma viagem agora pro segundo semestre. Tua postagem ficou ótima e só me encheu de vontade de ir lá o mais rápido possível! O que são esses cânions?? Pura beleza! Adoro conhecer novos blogs, comecei a te seguir no face para ir acompanhando as novas postagens!
    Se tiver interesse , dá uma olhada no meu blog e interage lá no face também, será fantástico!
    http://www.fuiserviajante.com
    http://www.facebook.com/fuiserviajante

    1. melevaembora diz:

      Já passei por lá e já curto há page há um tempo 🙂 O próximo post por aqui vai ser sobre a Tag Wanderlust… Vou te linkar

  8. Oie, que lugar incrível! Eu adoro fazer trilhas e quero muito ir um dia para o Parque Nacional de aparados da Serra, deve ser um caminho fantástico e a visão dos Cânions, então deve ser magnífica! Adorei o seu post, adoro conhecer blogs que falem sobre viagens e lugares legais para conhecer.
    Ah, e as fotos estão lindas!
    Beijos!

    1. melevaembora diz:

      Legal, Kimberly, eu adoro trilhas também! Qual tua preferida?

  9. Olá!!

    Como a natureza é simplesmente incrível, enche nosso olhos com tamanha beleza. Seu post esta muito lindo, eu adorei conhecer esse lugar, saber sobre ele. Obrigada por contar sobre esse lugar, espero um dia poder conhecer. Parabésn pelo post!!!

    Beijos!

  10. Eu sou apaiiiiiiiiiiiixonada por montanhas! Apaixonada mesmo! Mas gosto mais dessas que ficam em ambiente aberto sabe, quando tem muita mata fica um pouco assustador ahhahaha!
    Mesmo assim, não deixa de ser lindo! ♥

  11. Eduarda diz:

    Que lugar lindo! Acredita que eu nunca fiz trilha? Morro de vontade! Amei o seu post! SUPER detalhado! Parabéns! Bjos, Blog Marinspira <3

    1. melevaembora diz:

      Bah, Eduarda, não sabe o que tá perdendo! Caminhar em meio à natureza é indescritível! <3

  12. Francine diz:

    Amei o post! É por isso que eu prefiro roteiros brasileiro ♥ Eu sou louca para conhecer o cânion Itaimbezinho (minha professora uma vez sugeriou essa viagem hehe), e a cascata Véu de Noiva parece ser incrível. Deve ser uma das mais belas vistas e paisagens ♥ Ah! Ameeeeei as fotos ♥

    1. melevaembora diz:

      Valeu, Francine! Super sugiro esse passeio! Bjsss

  13. Uau que lugar lindo! Nunca tinha ouvido falar haha Fico impressionada com o quanto de lugares tem no brasil que eu ainda não conheço, nem tampouco ouvi falar.
    Beijão!

    1. melevaembora diz:

      Bah, Beatriz, eu sempre me impressiono com a quantidade de lugares legais que existem no Brasil e a gente não faz nem ideia…

  14. Cambará do Sul é espetacular mesmo, fizemos todas as trilhas do Itaimbezinho e Fortaleza por cima, faltou tempo de fazer por baixo, lindo post!

    1. melevaemboraestradaafora diz:

      Eu ainda não conheço o Fortaleza, acredita?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *