Liverpool: Beatles Story/ Penny Lane

beatles story
A exibição Beatles Story passa por todas as fases da carreira dos quatro cabeludos

Um dos motivos pelos quais amo a Inglaterra é a música de lá. E um dos motivos pelos quais amo a música inglesa é uma banda chamada The Beatles. Muitos pontos de Liverpool, a cidade natal do quarteto, estão ligados ao grupo, principalmente ao início da carreira. É legal fazer o passeio com a discografia completa no MP3 ou no celular, para ouvir as canções inspiradas em cada lugar.

Liverpool_010410_050410 524
O Rio Mersey inspirou o nome do movimento musical da região nos anos 60, o merseybeat
O rio mersey e a albert dock

Recomendo começar a visita a Liverpool pelas margens do Rio Mersey. Dá uma vontade de cantar “So ferry ‘cross the Mersey ‘cause this land’s the place I love and here I’ll stay” do Gerry and the Pacemakers. Aquela sensação de “ok, estou em Liverpool, berço do merseybeat, terra dos Beatles” te deixa nas núvens. A parada obrigatória do passeio pela beira do rio é a Albert Dock, um dos símbolos da cidade.

Liverpool_010410_050410 078
A Albert Dock, nas margens do Mersey, tem restaurantes, barcos e a exposição Beatles Story
A beatles story

Nesse prédio fica a Beatles Story, uma exposição permanente sobre os garotos de Liverpool. São réplicas de ambientes que retratam diversos momentos do grupo: a redação do Mersey Beat, jornal dos anos 60 dedicado à musica da região do Mersey; a loja de discos e instrumentos musicais NEMS, de Brian Epstein; o lendário Cavern Club, onde os Beatles tocaram quase 300 vezes no começo da carreira; e o Casbah Club, onde se apresentaram mais de 40 vezes.

beatles story
A Beatles Story tem uma réplica da loja NEMS

Além disso, o Fab4D mostra um curta animado cheio de efeitos especiais. Outras peças incluem um submarino amarelo, um painel com a capa do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, uma sala dos estúdios Abbey Road e mais espaços que contam a história de uma das maiores bandas do mundo. Antes de sair da exposição, o visitante passa por uma sala toda branca, onde, em cima de um piano, também branco, estão uma foto e um óculos de John Lennon. Dá um aperto no peito pensar em como essa história terminou.

beatles story
A exposição Beatles Story acaba em uma sala com um memorial ao músico e ativista John Lennon
A penny lane

Uma atração indispensável para beatlemaníacos é a Penny Lane, apesar dela ficar um pouco longe do centro de Liverpool. A canção mistura ficção e lembranças de Lennon e McCartney, que moravam naquela área. Alguns elementos da música estão presentes nas redondezas. Na famosa rua, está o Penny Lane Development Trust, centro comunitário onde se pode aprender sobre a região e comprar algumas lembrancinhas relacionadas à cidade e à banda. Entrando na Dovedale Road, se vê a escola infantil onde John Lennon e George Harrison estudaram.

Liverpool_010410_050410 299
A rua Penny Lane ficou mundialmente famosa depois que John e Paul compuseram a canção

Na Allerton Road, estão o banco (“on the corner is a banker with a motorcar, the little children laugh at him behind his back”) e o abrigo no meio da rotatória (“behind the shelter in the middle of a roundabout, a pretty nurse is selling poppies from a tray”). Também há uma barbearia um pouco mais acima na Church Road (“in Penny Lane there is a barber showing photograph of every head he’s had the pleasure to know”).

_DSC0170
O abrigo na rotatória e o banco citados na canção ficam na Allerton, quae esquina com Penny Lane
As casas de John e george

A menos de um quilômetro do colégio, está a casa onde John viveu com a mãe, Julia, até os cinco anos. Fica no nº9 da Newcastle Road. George também morava perto, na Arnold Grove, nº 12, onde nasceu e viveu até os sete anos. Conhecer a casa de qualquer um dos integrantes dos Beatles é meio surreal. Todas as vezes que passei na frente de alguma delas, imaginava os quatro ainda crianças, sem nem ideia de quem se tornariam: membros da maior banda de todos os tempos.

Curta a página do Me Leva Embora Estrada Afora no Facebook
Siga o Me Leva Embora Estrada Afora no Instagram
Acompanhe o Me Leva Embora Estrada Afora no Twitter

MAPA:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *