Bournemouth

9456027486_2c5c773a8a_o
A Old Christchurch Road é uma das principais ruas de Bournemouth, cidade onde vivi por seis meses

Bournemouth fica na costa ao sul da Inglaterra, no condado de Dorset, a cerca de duas horas de Londres. Morei lá por seis meses em 2010 para estudar para os exames de proeficiência na língua inglesa IELTS e CAE. Optei pelo município principalmente pelo custo, menor do que na maior cidade do país, e por acreditar que poderia conhecer mais o estilo de vida inglês, já que não estaria em uma cidade tão cosmopolita quanto a capital britânica (engano meu, há milhares de estudantes internacionais por lá, e, como um deles, acabei me enturmando mais com os estrangeiros, colegas na United World School of English).

Bournemouth (45)
A praia é a principal atração de Bournemouth, no condado de Dorset, na costa sul inglesa
A praia de Bournemouth

Bournemouth é famosa na Europa por causa de sua areia. Sim, da areia! Para qualquer brasileiro isso soa bem estranho, mas o fato é que muitas praias inglesas são de pedra. Claro que nem dá para começar a comparar litoral inglês com o do Brasil, mas há algumas formações rochosas bem interessantes na costa do país. O maior cartão postal de B’mouth também tem a ver com praia: o píer. Além de ser um espaço para a pescaria, já foi uma área cultural. Bem no meio da plataforma, havia um teatro. Hoje, ele foi convertido em um ginásio.

_DSC0450
A praia, o pier e a areia são particularidades da cidade e atraem pessoas até no inverno
cidade universitária

Bournemouth é uma cidade universitária, cheia de jovens. Além dos alunos da Uni, as english schools que se espalham por toda a cidade levam ao município milhares de estudantes de diversos países. Por causa da gurizada que a cidade acolhe, a vida noturna é muito intensa. Pubs e clubs não faltam. Naquela época, terça-feira era a noite do V (um club construído em uma antiga igreja) e quinta era a noite da Lava. Esses eram os mais populares, mas também dava para escolher entre a Bliss, o One Seven Six, a Camel, Walkabout, Mary Shelley, The Moon in the Square e tantos outros.

Bournemouth (49)
O Square é onde a Comercial Road e a Old Christchurch Road se juntam, no centro da cidade
o centro

Sábado a tarde o centro fica muito movimentado. A população passeia pela Old Christchurch Road e pela Comercial Road. Não passam carros nessas ruas, o que facilita na hora de matar tempo olhando as vitrines. Não existe nenhum Shopping Centre propriamente dito, mas a cidade é cheia de lojas de departamento e arcades (uma espécie de galeria que se parece um corredor com teto de vidro e lojas dos dois lados). Essas duas ruas se encontram no Square, um dos pontos centrais da cidade. O Bournemouth Garden se estende do square até o píer. É no Garden que em agosto acontece o Air Festival. Nessa região também estão os dois cinemas, o teatro e o centro de eventos.

_DSC0440
O balão era uma marca registrada de B’mouth

A principal igreja da cidade é a St. Peter’s, onde estão o restos mortais de Mary Shelley, a autora de Frankenstein. Antes de falecer, em 1851, a escritora pediu para ser enterrada na cidade, mesmo que nuca tenha vivido lá. Pesquisas apontam que ela tenha estado na cidade uma vez. É uma decisão estranha, mas prova o quanto Bournemouth é apaixonante.

Bournemouth (20)
A St. Peter’s é onde Shelley está enterrada

Curta a página do Me Leva Embora Estrada Afora no Facebook
Siga o Me Leva Embora Estrada Afora no Instagram
Acompanhe o Me Leva Embora Estrada Afora no Twitter

MAPA:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *