12 músicas para viajar: artistas brasileiros

música para viajar. RS-332 Entre Soledade e Espumoso, Rio Grande do Sul (Rafaela Ely©2012)
Músicas para viajar são excelentes para pegar a estrada

Viagem e música são provavelmente as duas coisas que mais me fazem bem nessa vida. Então, juntar as duas é sempre um prazer imenso. Abaixo, uma lista de músicas para viajar feitas por artistas do Brasil que motivam a colocar uma mochila nas costas. Ela está em ordem alfabética, pois seria impossível fazer em ordem de preferência.

VEJA TAMBÉM A LISTA DE MÚSICAS LATINOAMERICANAS PARA VIAJAR

Os temas não necessariamente tratam sobre viajar, mas, como a gente está sempre pensando nisso, acaba relacionando as canções com viagem. De alguma maneira, essas músicas para viajar são inspiradoras e despertam uma ânsia enorme de sair por aí. Para ouvir, clique no título da obra ou no vídeo do Youtube.

ESCUTE A PLAYLIST DE MÚSICAS PARA VIAJAR
Alegria, Alegria – Caetano Veloso

A clássica canção de Caê tem tudo a ver com liberdade. Mas a última parte é um retrato perfeito do espírito viajante: “O sol é tão bonito / Eu vou / Sem lenço, sem documento / Nada no bolso ou nas mãos / Eu quero seguir vivendo, amor / Eu vou / Por que não? Por que não?”.

Amanhã – Nenhum de Nós

Essa aqui do Nenhum chegou no momento em que comecei a planejar a viagem dos meus sonhos pela América do Sul e caiu como uma luva. “Eu quero ir a onde eu nunca fui / E conhecer um pouco mais de mim / Amamnhã eu quero amigos pra encontrar / Amanhã eu quero estranhos para descobrir / Amanhã eu bussulas pra me perder / Pura verdade! Pode crer! / Eu quero o norte pra ser feliz”.

Carona – Cidadão Quem

O começo da canção da Cidadão resume bem a vida daqueles que gostam de levantar o dedão na beira das rodovias: “Vou seguindo sem parar / Nesta louca estrada / O meu destino / Não tem nada a mais / Que uma carona / Nesse mundo a mil”.

Infinita Highway – Engenheiros do Hawaii

Difícil escolher só um trecho para ilustrar essa música dos Engenheiros. O esforço é grande para controlar o instinto quase irrefreável de pegar o carro ao ouvir as seguintes palavras: “Estamos sós e nenhum de nós / Sabe exatamente onde vai parar / Mas não precisamos saber pra onde vamos / Nós só precisamos ir/ Não queremos ter o que não temos / Nós só queremos viver / Sem motivos, nem objetivos / Estamos vivos e isto é tudo / É sobretudo a lei / Dessa infinita highway”

Mistério do Planeta – Novos Baianos

Os Novos Baianos cantaram sobre a parte mais legal de qualquer trip: a troca, o dar e receber, o contar e ouvir histórias, seja com locais ou com outros viajantes. “Vou mostrando como sou e vou sendo como posso / Jogando meu corpo no mundo / Andando por todos os cantos / E pela lei natural dos encontros / Eu deixo e recebo um tanto / E passo aos olhos nus ou vestidos de lunetas / Passado, presente / Participo sendo o mistério do planeta”.

NÔMADE – SKANK

O nomadismo – cada vez mais comum no Século 21 – é o assunto da canção do Skank. “Porque eu sou apenas movimento / Sou do mundo, sou do vento / Nômade / Porque quando passo sou alguém / Sou do espaço, sou do bem / Nômade”.

UM OUTRO LUGAR – TERRA CELTA
“E vai partir sem bilhete de volta / Melhor se apressar, o trem vai passar / Certeza não há, caminhos são tantos / Teu velho orgulhoso, tua mãe aos prantos! / Um All-Star no pé e uma mochila nas costas / O mundo me espera, não dá pra voltar / Se meu coração aqui não acha respostas / Eu vou procurar em outro lugar”. Não preciso nem comentar, né? Óbvio que ela entrou na lista de músicas para viajar.
Soy Loco Por Ti America – Gilberto Gil

Com uma pegada muito mais histórica e cultural – é uma homenagem a Che Guevara – e muito menos viajera, a canção valoriza a América Latina e, consequentemente, motiva umas voltas por essas bandas. A música, composta por Gil, com ritmo bem latino, somada à letra em português e espanhol de Capinan acabam sendo uma declaração de amor pelo continente. “Soy loco por ti, América / Soy loco por ti de amores”.

Vento Ventania -Biquini Cavadão

Duvido que alguém consiga ficar indiferente ouvindo essa música. Não tem como não ficar com vontade de conhecer novos lugares e ter novas experiências depois de escutar frases como “Vento, ventania / Me leve pra qualquer lugar / Me leve para qualquer canto do mundo / Ásia, Europa, América” ou ” Vento, ventania, me leve para as bordas do céu / Pois vou puxar as barbas de Deus / Vento, ventania / Me leve para os quatro cantos do mundo / Me leve pra qualquer lugar” e “Me deixe cavalgar nos seus desatinos / Nas revoadas, redemoinhos / Vento, ventania, me leve sem destino”.

A Vida do Viajante – Luiz Gonzaga

Hervê Cordovil e Luiz Gonzaga traduziram em palavras o desejo do viajante. “Minha vida é andar por este país / Pra ver se um dia descanso feliz / Guardando as recordações / Das terras onde passei / Andando pelos sertões / E dos amigos que lá deixei / Chuva e sol / Poeira e carvão / Longe de casa / Sigo o roteiro / Mais uma estação / E a alegria no coração”

Viajei – Vitor Ramil

Ideal para viagens internas – que ficam melhores ainda quando se está viajando de verdade. “Mar adentro, noite afora / Agora, amor / É hora de querer / Dessa vida a proa / Sem sentido, à toa / As ondas de carinho / Levaram as palavras / Mas eu sigo indo / As ondas são caminhos”.

Viajar – Papas da Língua

Como para o bom viajante, meia letra basta, nem vou divagar essa canção. “Eu quero lhe dizer, vou contar pra você / A minha alegria / Você vai perceber / E se quiser vai ver / Tudo o que eu vi um dia / Fui pro lado de lá / Fui para desvendar / A minha fantasia / Tudo que aprendi, tudo que conheci / Valeu a pena descobrir / Quero lhe falar, é bom viajar / Tocar pelo mundo afora / Nova Iorque é bom, Paris é demais / Algo que eu não vou esquecer jamais”

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

3 comentários Adicione o seu

  1. Vamos Fugir do Gilberto Gil cantada por ele mesmo ou pelo Skank é uma boa música para viagem também!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.