Roteiro Montevidéu: 10 atrações em 36 horas

Um fim de semana é suficiente para conhecer os principais pontos turísticos de Montevidéu. A capital do Uruguai é agradável e ideal para quem gosta de andar a pé. Não é necessário usar transporte coletivo para percorrer as principais atrações do município no roteiro Montevidéu.

Roteiro Montevidéu
Plaza Independencia

Palácio Salvo ao fundo, Artigas de costas, Palácio Estevez à direita e uma área com palmeiras em primeiro plano. Essa é a foto clássica da Plaza Independencia, provavelmente a imagem mais famosa da capital do Uruguai, ótimo lugar para começar o roteiro Montevidéu. A praça divide a Ciudad Vieja, parte mais histórica, do resto do município.

No centro da praça, está a estátua de José Gervasio Artigas, o famoso general homenageado em praças, ruas, avenidas, monumentos e cidades por todo o país. Ao lado da figura de Artigas em seu cavalo, há entradas para o subsolo, onde fica o mausoléu do herói uruguaio.

Alguns prédios ao redor da praça também são importantes: O Palácio Salvo é uma construção de 1928 e foi, durante muitos anos, o edifício mais alto da América do Sul; o Palácio Estevez foi sede do poder executivo de 1880 a 1985 e hoje serve como Museo de la Casa de Gobierno; a Torre Ejecutiva é a sede da presidência desde 2009.

Roteiro Montevidéu
Ciudad Vieja

A parte antiga de Montevidéu fica no bairro conhecido como Ciudad Vieja, região mais turística do município. A entrada simbólica é pela Puerta de la Ciudadela. A estrutura, vestígio das muralhas da cidade, fica entre a Plaza Independencia e a rua Sarandí, um simpático calçadão fechado para carros. Na rua Buenos Aires, fica o Teatro Solís, inaugurado em 1856. É um dos prédios mais conhecidos de Montevidéu e oferece visitas guiadas em português por 60 pesos.

Um bom programa para sábado é passear pela Plaza Constituición, onde acontece uma feira de antiguidades. A praça é cercada por edifícios interessantes, como a catedral (por isso, também é conhecida com Plaza Matriz), o Museo Historico Cabildo e o Club Uruguay. Outro passeio clássico é pelo Mercado del Puerto. Os restaurantes, que, aos fins de semana, ficam cheios de viajantes, servem parrillada, prato típico do país.

Roteiro Montevidéu
Palácio Legislativo

O prédio imponente inaugurado em 1925 é a sede do parlamento uruguaio. O interior só pode ser visitado em dias úteis, mas vale a pena conhecer o Palácio Legislativo, mesmo que seja só pela parte externa. A beleza da fachada em estilo neoclássico chama a atenção. É interessante dar uma volta ao redor da construção da para poder apreciar os detalhes da arquitetura e também as esculturas instaladas nos gramados.

Roteiro Montevidéu
Mercado Agrícola

O imóvel centenário foi reaberto em 2013, após reformas, e hoje é um centro comercial com foco em lojas de frutas, verduras e produtos frescos. A restauração do prédio do MAM (Mercado Agrícola de Montevideo) fez parte de um projeto de fomentação e recuperação do bairro Goes, onde se localiza. É uma espécie de Mercado Público de Porto Alegre gourmetizado.

_MG_0203
18 de Julio

Avenida mais famosa de Montevidéu, começa na Plaza Independencia e termina no Obelisco a los Constituyentes de 1830, monumento de 40 metros de altura. Na base da estrutura, três figuras representam a Liberdade, a Lei e a Força.

Melhor passear pela 18 de Julio durante o roteiro Montevidéu no sábado, quando o comércio – que inclui muitas livrarias – está aberto. No domingo, o movimento diminui consideravelmente. A Plaza del Entrevero, encantador jardim com uma fonte, é um dos atrativos ao longo da via. No subsolo da praça, está o centro de exposições Subte.

A Fuente de los Candados e a estátua do músico Carlos Gardel são outros pontos onde vale a parada.
O Palácio Municipal, sede da Intendencia do Departamento de Montevidéu, também está localizado na avenida.

Domingo é o dia da feira mais tradicional da cidade. Os produtos são os mais variados: frutas, verduras, queijos, animais de estimação, roupas, livros, discos, material para o tradicional mate, antiguidades, artigos de ferragem e outros itens. Moradores e visitantes lotam a área.

Ela se estende por várias quadras da rua Tristán Narvaja, desde a esquina com a 18 de Julio, e se espalha pelos arredores (para quem gosta de esportes, uma dica é dar um pulo no ginásio Palácio Peñarol, onde está o Museo del Club Atlético Peñarol).

Roteiro Montevidéu
Parque Batlle

Em uma área verde que se estende por 60 hectares, o foco do Parque Batlle é a prática esportiva. Aqui ficam o estádio Centenário e outros dois campos de futebol, o Velódromo Municipal, pista de ciclismo, além de pista de atletismo, clube de tiro e academia ao ar livre. O famoso monumento La Carreta, cartão-postal da cidade, também fica neste espaço. Outras diversas esculturas estão espalhadas pelo parque.

  • Greetingman
Roteiro Montevidéu
Greetingman

Em uma praça localizada em frente à praia Buceo, fica a estátua Greetingman (“O homem que saúda”, em tradução livre). A obra, com seis metros de altura, foi doada pelo artista Yoo Young-ho. A escolha de Montevidéu para a instalação do monumento se deu porque as capitais uruguaia e sul-coreana são antípodas no globo terrestre.

  • Letreiro
Roteiro Montevidéu
Letreiro

Em um gramado ao lado da praia Pocitos – uma das mais populares no verão – fica o letreiro “Montevideo”. Feito de concreto, foi inaugurado em 2014. É um ponto bem concorrido entre os turistas. Quem quer fazer um registro fotográfico junto aos caracteres que formam o nome da cidade não pode se acanhar, ou corre o risco de ficar mais de meia hora esperando pelo momento perfeito do clique. Não que 30 minutos admirando a orla montevideana seja um grande sacrifício…

O fim de tarde no Parque Rodó é agradabilíssimo

São 85 hectares arborizados de espaço de lazer. Jardins, lago com pedalinho, parques de diversões, área esportiva, museu, lancheria, as opções para aproveitar o parque são várias. Ali perto fica o Teatro de Verano, centro de espetáculos ao ar livre com capacidade para quase 4 mil pessoas. O ousado projeto arquitetônico impressiona com sua grande abóbada.

Roteiro Montevidéu
Teatro de Verano

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

ROTEIRO MONTEVIDÉU:

O roteiro Montevidéu sugerido para sábado é começar pela Plaza Independencia e prédios próximos, passar pela Puerta de La Ciudadela, desviar para o Teatro Solís, voltar para a Peatonal Sarandí e chegar até a Plaza Constituición e edifícios no redor. Depois, seguir para o Mercado del Puerto, caminhar até o Palácio Legislativo e encerrar o dia no Mercado Agrícola.

No domingo, a pernada do roteiro Montevidéu é maior. O trecho da 18 de Julio entre o Palácio Municipal e a Plaza Independencia pode ser feito no sábado, para quem prefere equilibrar as distâncias percorridas nos dois dias. Da 18 de Julio, entrar na Tristán Narvaja e se perder pela feira. Ao regressar à 18 de Julio, dirigir-se ao Obelisco e seguir até o Parque Batlle. Caminhar até o começo da praia Buceo, onde está a estátua Greetingman. Dali, manter-se na Rambla até o Letreiro, praia Pocitos. A partir daqui, há duas opções para chegar ao Parque Rodó: a mais curta, por dentro da cidade, e a mais bonita, margeando o Río de la Plata (caminho ilustrado no mapa).

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

3 comentários Adicione o seu

  1. Marcos Paixao diz:

    Acho que faltou só falar do Mercado do Artesao… É impressionante a criatividade do pessoal do Uruguay para fazer peças diferentes. De resto ta bem legal 👍😉

    1. Onde fica, Marcos? Vou ir na próxima vez! Obrigada pela leitura e pela dica! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.