Montevidéu: Tristán Narvaja/ Palácio Legislativo/ MAM

Montevidéu
Na Rua Tristán Narvaja, em Montevidéu, acontece uma das maiores feiras do Uruguai

Depois de uma noite de descanso para me recuperar do show do Cuarteto de Nos e do passeio pelo Parque Batlle e Ciudad Vieja no sábado, era hora de conhecer um pouco mais de Montevidéu. Antes mesmo de sair de casa, já começaram os causos de viagem.

ASSISTA AO VÍDEO DESTA VIAGEM

Eu estava sozinha e não consegui abir o portão do pátio de Emiliano, o host do Couchsurfing. Tive que saltar uma grade de uns dois metros de altura. Acabei com um pequeno furo na calça e mais uma história engraçada para contar.

A tristán narvaja
Montevidéu
Revistas em quadrinho antigas são vendidas na Tristán Narvaja

Domingo foi o dia de conhecer uma das feiras mais tradicionais da cidade, a Tristán Narvaja. Feiras são muito comuns por todo o Uruguai. Segundo Emiliano, em Montevidéu, todos os dias da semana há pelo menos uma em um raio de 20 quadras. Ou seja, diariamente, os moradores da cidade estão sempre a uns dois quilômetros de algum mercado ao ar livre.

VEJA AQUI TODOS OS POSTS SOBRE O URUGUAI

Os produtos são os mais variados: frutas, verduras, queijos, animais de estimação, roupas, livros, discos, material para o tradicional mate, antiguidades, artigos de ferragem e outros itens. Quando viajo (e quando tenho uma gordurinha no orçamento), gosto de comprar CDs de artistas locais. Levei dois que não havia encontrado no Brasil: Otra Navidad En Las Trincheras, do Cuarteto, e Sea, do Jorge Drexler. Como fã de basquete, aproveitei também para dar um pulo no ginásio Palácio Peñarol.

A 18 de julio
Montevidéu
Lei sobre maconha é tema de pintura na 18 de Julio

Depois de passar quase uma hora na Tristán Narvaja, me dirigi novamente à 18 de Julio. Dei um tempo na parte externa de um restaurante na Plaza del Entrevero para contemplar o – pouco – movimento daquele domingo de sol na capital uruguaia.

VEJA AQUI TODOS OS POSTS SOBRE MONTEVIDÉU

A ideia dessa viagem não era conhecer pontos turísticos. Era simplesmente curtir a cidade pela qual sou perdidamente apaixonada. Sinto uma leveza, um bem estar, sempre que estou em Montevidéu que prefiro usar o tempo que estou lá caminhando pelas ruas tranquilas de lá.

O palácio legislativo

Montevidéu
O Palácio Legislativo é um dos prédiosmais bonitos da capital do Uruguai

Apesar da ideia não ser conhecer lugares novos, explorei lugares que ainda não tinha ido também. Com construção imponente, o Palácio Legislativo, inaugurado em 1925, é a sede do parlamento do Uruguai. Nos dias úteis, é oferecida uma visita guiada ao local, mas como era fim de semana, não pude entrar no edifício. Mesmo assim, é uma parada que recomendo na cidade.

a plaza 1º de Mayo

Logo atrás do Palácio fica a Plaza 1º de Mayo. Chamou a atenção o clima brasileiro dali. Faixas apoiavam a presidente Dilma com a frase “Não vai ter golpe” e parte da bateria de uma escola de samba ensaiava por ali. Ao contrário do que eu pensava, havia desfiles com escolas de samba no Carnaval uruguaio. A folia à la Brasil começou há uns cinco anos.

Montevidéu
Manifestações contra o golpe no Brasil foram colocadas na Plaza Primero de Mayo no Dia do Trabalhador
O MAM

Aproveitei que estava pela região e passei pelo Mercado Agrícola de Montevideo (MAM). O prédio centenário foi reaberto em 2013, após reformas, e hoje é um shopping. Em geral, odeio shoppings. Mas simpatizei com esse por ser pequeno, por ser em um imóvel histórico restaurado e por fazer parte de um projeto de fomentação e recuperação do bairro Goes, onde ele se localiza. Ali, em um agradável café no meio do centro comercial, aproveitei minhas últimas horas na cidade.

Montevidéu
O prédio do Mercado Agrícola de Montevideo foi restaurado
a volta de montevidéu

Um pouco antes do anoitecer, voltei para a casa de Emiliano para pegar a mochila e me despedir. Fui para a parada de ônibus cedo. Não adiantou muito. O coletivo que me levaria à rodoviária não parou para mim e para a senhora que aguardava comigo. Acabei chegando ao terminal Tres Cruces um pouco estressada e sem a antecedência que eu esperava para tomar o TTL de volta para Porto Alegre.

Montevidéu
Cruz fica perto do terminal rodoviário Tres Cruces, em Montevidéu

O imprevisto foi um pouco desanimador, pois não permitiu que a viagem encerrasse sem nenhum contratempo. Mas isso não diminuiu nem um pouco meu encanto por Montevidéu e pelo Uruguai. Essas 36 horas que passei lá serviram para aumentar meu amor pela cidade e pelo país. E saí de lá com um sonho: morar lá por um tempo para conseguir absorver as riquezas do lugar.

CURTA A PÁGINA DO ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO FACEBOOK
SIGA O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO INSTAGRAM
ACOMPANHE O ME LEVA EMBORA ESTRADA AFORA NO TWITTER

MAPA:

GOSTOU DO POST? NÃO GOSTOU DO POST? TEM ALGUMA SUGESTÃO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? QUER FAZER UM ELOGIO? UMA CRÍTICA? ESCREVE AQUI NOS COMENTÁRIOS!

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.