Ancara: Mausoléu de Atatürk

Mausoléu de Ataturk, Ancara, Turquia, agosto/2014. (Foto: Rafaela Ely)
O Mausoléu de Ataürk é o ponto turístico mais famoso de Ancara, capital da Turquia

A segunda maior cidade da Turquia e capital da nação é muitas vezes deixada de lado por viajantes que dispõem de pouco tempo. Ancara não oferece tantas atrações como outros destinos turcos, mas pode servir para uma parada estratégica no trajeto entre Istambul e Capadócia, áreas muito mais exploradas pelo turismo.

Ancara
Ao lado do mausoléu de Atatürk, flores brancas e vermelhas foram plantadas no formato da bandeira da Turquia 
O Mausoléu de Atatürk

Eu tinha bastante interesse em conhecer o Mausoléu de Atatürk, de tanto que meus amigos falavam dele e de todas as mudanças que Mustafa Kemal Atatürk fez no país. Acabei descobrindo que não só meus amigos, mas quase todos os turcos o veneram – outros o consideram um ditador que impôs a cultura ocidental no país. Erguido no topo de uma colina, o monumento pode ser visto de diversos pontos da cidade.

Ancara
Uma declaração de Mustafa Kemal Atatürk foi esculpida da parede do mausoléu

A construção em Ancara abriga a tumba de Atatürk, “pai dos turcos”, fundador e primeiro presidente da República da Turquia. O corpo do amigo e sucessor dele, Ismet Inonu, também está ali. Além disso, no local funciona o Museu da Guerra da Independência, com objetos pessoais de Atatürk, panoramas de batalhas, retratos de personalidades da guerra e outras exposições.

Ancara
Ismet Inonu, amigo e sucessor de Mustafa Kemal Atatürk também está enterrado em Ancara
A troca de guarda

As três forças armadas do país – exército, marinha e aeronáutica – estão presentes no lugar, e a troca de guarda faz com que os visitantes saquem suas câmeras e celulares para gravar a marcha precisa dos oficiais. A entrada é gratuita tanto para a área externa do mausoléu como para o museu. Há estacionamento no local.

Ancara
A troca de guarda no Mausoléu Atatürk faz com que os turistas pausem a visita para acompanhar a movimentação

Curta a página do Me Leva Embora Estrada Afora no Facebook
Siga o Me Leva Embora Estrada Afora no Instagram
Acompanhe o Me Leva Embora Estrada Afora no Twitter

MAPA:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *